Conectando brasileiros pelo mundo.

Como lidar com a saudade do Brasil

​​​​​​​​​​​​​

Você já está morando há algum tempo fora do Brasil, tem seu trabalho fixo e sua rotina, tudo vai bem e você adora seu novo país. Mas aí quando bate a saudade, o que fazer?

 

Com a família e os amigos longe,  a comida também não é a mesma, a cultura é bem diferente e o povo é mais reservado. Nessa hora você sente que não pertence à esse novo país, então vem a vontade de largar tudo e voltar para a pátria querida.

 

Mas muita calma nessa hora! Isso tudo vai passar, você não vai morrer de saudades, por mais que o seu coração parece que vai sair pela boca e você já chorou rios e rios de lágrimas.

 

A mudança de país e ajuste à uma cultura nova nunca é fácil e rápido, mas com o tempo você vai se acostumar e  adaptar a essas mudanças. É claro que nunca será como era antes no Brasil, mas pense no porquê você saiu do país em primeiro lugar.

 

Relembrar todas as dificuldades que você passou, como era a sua vida antes e o que te fez sair do país, são fatores decisivos em horas como essas. E o mais importante, se você decidir voltar para o Brasil, a sua vida nunca mais será a mesma, pois você não é mais a mesma pessoa de quando morava lá, as suas expectativas e idéias mudaram.​ O pior, é quando você se der conta disso, você vai querer voltar para o exterior. E aí, pode ser tarde demais.

 

Pense no seu futuro e no dos seus filhos, que vida você quer que eles tenham? Uma vida boa e justa, com um futuro promissor ou uma vida de medos, incertezas e arrependimentos?

 

É nessa hora que você percebe, que a saudade você pode aguentar, por mais que ela aperte de vez em quando. Você pode diminuir essa dor com Skype, WhatsApp e juntando uma graninha, para visitar seus familiares de vez em quando no Brasil.

 

O mais importante é que você seja forte, determinado e não olhe pra trás! Siga em frente, com o seu primeiro objetivo sempre em mente. Assim você vai superar a tristeza, os obstáculos e vai vencer!​​​


 

Gostou? Não gostou? Tem uma pergunta? Deixe um comentário abaixo!​

Compartilhe

Dicas Populares