Conectando brasileiros pelo mundo.

Vergonha de ser brasileiro?

​​​

Geralmente quando sai uma notícia ruim sobre o brasil na mídia internacional, você vê vários brasileiros, recém-chegados em outros países, comentando que tem vergonha de ser brasileiro. Mas se você tem vergonha de ser brasileiro, você se orgulha do que?

 

Não adianta negar, se você foi criado no brasil, você é brasileiro e nada que você fizer vai mudar esse fato. Não adianta tentar disfarçar o sotaque na hora de falar outra língua, não adianta só participar das rodas de amigos gringos e não importa quanto tempo você mora no exterior. Sempre que começar a tocar o hino nacional, em alguma copa do mundo, você vai sentir aquele calafrio e vai lembrar das suas origens.

 

Dizer que você tem vergonha de ser brasileiro, é o mesmo que dizer que você tem vergonha da sua origem, da sua criação, da sua educação e OBVIAMENTE dizer que tem vergonha DOS SEUS PAIS E DA SUA FAMÍLIA, que você tanto prez​a.

 

Ah, mas você diz que tem vergonha dos OUTROS brasileiros, você é exceção. Será que é mesmo? E os seus amigos? Você tem vergonha deles? Ou eles também são exceções? E a sua família? Exceção também? Lembre-se que toda regra tem a sua exceção, mas a exceção nunca pode virar regra.

 

Quando você sai do brasil e conhece outras culturas, seus olhos são abertos para o mundo, você percebe que político corrupto não tem apenas no brasil, que profissionais incompetentes não se acha apenas na sua terra e que gente de má fé tem em todo canto do mundo. Sim, você acha tudo isso em grande quantidade no brasil, mas você também encontra muita coisa boa e pessoas legais, em quantidades muito maiores.

 

Muitos que moram no exterior por um tempo e voltam para o brasil, tem uma ideia muito diferente de como o país funciona, vê que todos os países têm seus problemas e que sim, o brasil tem jeito. Talvez, se nós tivéssemos mais brasileiros vivendo experiências internacionais e voltando com esse novo pensamento, nós teríamos um paí​s diferente e mais produtivo.

 

Ao invés de simplesmente falar que tem vergonha de ser brasileiro e tentar esconder a sua nacionalidade lá fora, faça o seu melhor e mostre aos gringos que nem todo brasileiro é igual aos que a mídia mostra.

 

E lembre-se, toda vez que um gringo ouve você dizendo que tem vergonha dos brasileiros, porque eles são todos pilantras, você pode ter certeza, ele vai te incluir nesse grupo.

 

E aí? Você ainda sente vergonha de ser brasileiro?​

Compartilhe

Dicas Populares