Conectando brasileiros pelo mundo.

Vencendo os medos de sair do Brasil

​​​​​​​

​Muitas pessoas têm medo de sair do país, seja para fazer intercâmbio, cursar uma pós graduação ou até mesmo imigrar para outro país.

 

O medo pode vir de diversas maneiras, alguns têm medo do futuro profissional, outros medo de ficar longe da família, outros medo da vergonha de um possível fracasso.

 

O medo do futuro profissional, vem do fato que a pessoa se sente estável no seu emprego, ela pensa que por ter um emprego com carteira registrada e ter seu salário mensal, existe uma confiança de que isso não mudaria rapidamente e acaba se sentindo segura nessa posição. Dai vem o pensamento, "porque trocar o certo pelo incerto?", "por que sair do emprego fixo para se aventurar em um país muitas vezes desconhecido?" Porém, esta forma de pensar é errônea, pois mesmo o emprego fixo, nada é garantido. Vamos inverter os papéis por um momento, se uma empresa tiver uma oportunidade de crescimento que signifique demitir alguns funcionários (nesse caso você estaria incluso), pergunte a si mesmo, a empresa deixaria de aproveitar uma oportunidade, para segurar um funcionário?


Culturalmente a família brasileira tende a ser muito unida, muitas vezes bloqueando a pessoa de se mudar até mesmo para outro estado ou mesmo outra cidade. A ideia de estar  quilômetros longe da família pode ser tão assustadora que a pessoa pode perder a coragem de viajar. Porém, hoje em dia a tecnologia fez com que esse distanciamento não seja tão marcante, o uso de ferramentas como rede sociais, conversas por vídeo e até mesmo ligações gratuitas ajuda muito na hora de colocar a conversa em dia e matar um pouco a saudade.


O medo do fracasso não aplica apenas na hora de sair do país. Mas também é um fator impeditivo para muitas pessoas. Todos conhecem alguém que tem um amigo que saiu do país, gastou todo o dinheiro lá e acabou voltando para o Brasil sem dinheiro ou como diz o dito popular "com uma mão na frente e a outra atrás". Isso pode até ser verdade, porém nada garante que você vai ter o mesmo destino que essa pessoa ou cometer os mesmos erros. Tudo depende de uma questão de objetivos, se o seu objetivo está claro e você se programar para alcança-lo, as chances de você conseguir é muito maior da pessoa que sai do país sem saber o que vai fazer lá. Pergunte a si mesmo qual é o seu objetivo? Se é estudar, comece a pesquisar escolas, cursos e custos que ela vai te trazer. Se o seu objetivo for morar no país, pesquise quais vistos que o país oferece, eles costumam se diferenciar por país de origem, logo, pesquise quais são oferecidos para brasileiros. Muitos brasileiros têm família de origem européia, pesquise se é possível conseguir uma dupla cidadania por herança.

 

Resumindo, o medo de sair do país não é uma coisa tão incomum quanto você pensa, porém requer muitas pesquisas e planejamento. Lembre-se , quanto mais você se planejar, melhor vai ser o seu resultado.

Compartilhe

Dicas Populares