Conectando brasileiros pelo mundo.

Controlando os gastos fora do Brasil

​​​​​​​​​​​​

Muitas pessoas tem o medo de gastar toda as suas economias em sua jornada e acabar voltando para o Brasil "sem nada", assim como mencionado no artigo sobre medos de vencer lá fora. Esse medo, pode facilmente se tornar realidade se você não controlar os seus custos antes de conseguir um emprego lá fora.

 

O cálculo do custo mensal é muito simples, porém muitas pessoas acabam se iludindo com o número grande no saldo bancário e se esquecem que o seu dinheiro na poupança vai acabar.

 

Para que isso não aconteça e você tenha uma vida mais tranquila no exterior, tente não esbanjar o seu dinheiro no primeiro mês. Veja quanto custa a vida no país, especialmente na cidade aonde você está e faça uma projeção para o tempo que você deseja ficar.


Muito complicado? Então vamos por partes.

 

Vamos dizer que com a venda dos seus bens (carro, moto, vídeo game, televisão e etc), você juntou R$60.000,00. Esse valor parece mais do que o suficiente para você ter uma vida tranquila nos primeiros meses. Será?

 

Vamos supor que o dólar americano esteja a R$3,80. Com os seus 60.000,00 dividido por 3,80 resulta em $15,789.48 dólares americanos. O número já não é tão grande como parecia antes.

 

Agora vamos supor que seu custo mensal, contando com aluguel, comida, estudos e algum lazer (ninguém é de ferro) resulte em $2.500,00 dólares mensais (considerando uma pessoa financeiramente controlada). Divida seu dinheiro na poupança (15,789.48) pelo seu custo de vida mensal (2,500.00) e você verá que seu dinheiro duraria 6 meses.

 

Dependendo do ponto de vista você pode pensar que 6 meses é bastante tempo e que você se planejou para ficar 4 meses apenas mesmo. Mas lembre-se, sempre há imprevistos e você acaba gastando mais do que a média. Fora que a história de "foi ficar apenas X meses fora do país" é muito comum, eu pessoalmente já ouvi essa história incontáveis vezes e o resultado é sempre o mesmo, a pessoa fica o tempo que previu ficar inicialmente e decide ficar mais. Frases como "o inglês não está bom ainda", "eu gostei da cidade", "quero aproveitar o verão", são muito comuns. Existem inúmeros os motivos para estender a sua estadia no exterior e por isso ter um planejamento ajuda muito na hora de tomar essas decisões.

 

Meu dinheiro está acabando, o que devo fazer? Resposta simples: ache um emprego! Esse é o único jeito de ficar no país de maneira sustentável. Porém não espere seu dinheiro chegar ao fim para começar a pensar em trabalhar. Quanto menos dinheiro você tiver disponível, mais desesperado você vai estar e maior será a chance de você aceitar qualquer emprego e acabar sendo explorado por um empregador oportunista.

 

Não caia no conto da poupança, planeje-se e saiba quando você deve começar a procurar um emprego para viver uma vida tranquila e sustentável.


Para ver dicas de como arrumar trabalho no exterior, clique aqui.

Para ver dicas de como superar os medos de viajar o exterior, clique aqui.​

Compartilhe

Dicas Populares